Um levantamento realizada pela Cannacord Genuity revelou que apenas duas fabricantes de smartphone têm lucro nesse ramo: a Apple e a Samsung. Todas as demais fabricantes, segundo o estudo, operam nesse mercado com prejuízo.

O estudo comparou as margens de operação da empresa (quanto elas têm de lucro) com as margens de seus respectivos setores de smartphones (quanto os seus setores de smartphone têm de lucro ou prejuízo). Segundo os dados levantados, a Apple tem 38% de lucro com seus iPhones, enquanto que a Samsung opera com 17% de lucro sobre seus smartphones.

publicidade

Isso significa que, com a venda de iPhones, a Apple recupera tudo o que investe, e ainda ganha 38% do que investiu. No caso da Samsung, a situação é a mesma, mas o lucro sobre o investimento é de 17%. Esses números correspondem aos dados do último trimestre. A tabela abaixo mostra o histórico de margens de operação no ramo de smartphone para algumas das principais fabricantes do mercado:

Reprodução

publicidade

Maré subindo

Todas as demais empresas que atuam nesse ramo perdem dinheiro nele. No último trimestre, por exemplo, a LG teve prejuízo de 5% nesse mercado, e a Lenovo, que adquiriu a Motorola para tentar melhorar sua situação nesse mercado, teve 10% de prejuízo.  A maior “perdedora” foi a Microsoft, cujo setor de smartphones teve 22% de prejuízo. A Sony, por sua vez, conseguiu “empatar” a conta.

publicidade

No entanto, o mais notável dos dados é que eles revelam que as margens de prejuízo para as empresas não dão sinais claros de que vão melhorar. A Apple e a Samsung têm se mantido no mesmo patamar de rentabilidade pelo último ano e meio. As outras empresas, por sua vez, já chegaram a perder muito mais dinheiro nesse setor em alguns momentos e, em outros, conseguiram empatar a conta, mas nunca chegaram a lucrar com smartphones.

De acordo com o ZDNet, que teve acesso aos dados, esse prejuízo pode ser na verdade parte da estratégia de algumas fabricantes. Elas vendem seus dispositivos a um preço de prejuízo para atrair e fidelizar usuários. Em seguida, conforme conquistam espaço no mercado, podem vender a um preço maior ou contar com mais compradores, melhorando seus resultados comerciais.

publicidade