A Audi mostrou ontem um protótipo de sistema de suspensão que poderia usar as irregularidades da estrada para gerar energia. O sistema consegue converter o movimento da suspensão em energia elétrica, que pode ser aproveitada pelo sistema elétrico do carro ou ainda ser usada para mover carros elétricos.

Testes realizados pela empresa em estradas alem~es mostraram uma recuperação média de 100 a 150 watts. Em estradas bem pavimentadas, essa recuperação foi de apenas 3 watts; em estradas mais acidentadas, por outro lado, ela chegou a 613 watts.

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Funcionamento

Para converter a energia mecânica em energia elétrica, o sistema de suspensão possui um braço que transmite o movimento vertical das rodas por meio de engrenagens até um alternador. O alternador, por sua vez, consegue transformar o movimento das rodas em energia elétrica.

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Esse sistema pode ajudar a economizar um pouco de combustível, segundo o Engadget. Como trata-se de um sistema ativo, ele consegue se adaptar à condição da estrada e ao estilo de direção do motorista para oferecer mais conforto aos passageiros.

Vantagens

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Segundo a empresa, um modelo de veículo híbrido da Audi poderia utilizar esse sistema já em 2017. A Audi acredita que a utilização desse tipo de suspensão poderia render economias de até 0,7 litros de combustível por 100 quilômetros. Isso se reverteria também em um carro mais ambientalmente amigável. A empresa estima que o sistema consiga evitar a emissão de três gramas de CO2 por quilômetro rodado. 

Embora pareça pouco, essa economia pode se reverter em mais de uma tonelada de gás carbônico a menos ao longo da vida útil do carro. Outra vantagem do sistema é que os amortecedores rotativos eletromecânicos ocupam menos espaço do que os tradicionais amortecedores telescópicos. Isso permite que o porta-malas dos veículos seja mais espaçoso.