O recém-lançado Pokémon Go pode estar prestes a superar alguns dos aplicativos mais populares do mundo em número de pessoas que o utilizam diariamente. De acordo com dados compilados pelo SurveyMonkey, o jogo pode em breve ter mais usuários ativos diariamente que o Snapchat e até mesmo o Google Maps.

Atualmente, o Snapchat tem cerca de 14,5 milhões de usuários diários, enquanto que o aplicativo de mapas do Google fica na casa dos 13,8 milhões. em 11 de julho, o Pokémon Go ainda estava com cerca de 11 milhões de usuários diariamente ativos, mas esse número vem crescendo estarrecedoramente: uma semana antes, ele era pouco superior a 4 milhões.

publicidade

É provável, portanto, que nos próximos dias o jogo da Niantic e da Nintendo venha a superar os dois aplicativos. O Snapchat, por sua vez, já superou o Twitter nessa mesma estatística, e com relação a outras medições, ele já é maior também que o Facebook e o Instagram. O gráfico abaixo ajuda a ilustrar a situação:

Reprodução

publicidade

Ganhando do Facebook

A rede social de Mark Zuckerberg, aliás, já ficou para trás do Pokémon Go em outra métrica importante: tempo de uso. De acordo com o site de pesquisas SensorTower, usuários de iOS já passam mais tempo por dia no jogo do que no Facebook – que anteriormente liderava essa estatística, à frente de outros aplicativos como Twitter, Snapchat e Instagram.

publicidade

A margem de liderança do jogo também é impressionante: no dia 11 de julho, por exemplo (a data das medições da SensorTower), os jogadores passaram em média 33 minutos e 25 segundos com o game. Nesse mesmo dia, em média, usuários do Facebook passaram apenas 22 minutos e 8 segundos no aplicativo. Trata-se, portanto, de 50% mais tempo gasto no jogo que na rede social, conforme o gráfico abaixo mostra:

Reprodução

publicidade

Outras vitórias

Além de estar encostando no Google Maps em número de usuários diários, Pokémon Go também já está perto de superar o aplicativo de mapas do Google em termos de uso de dados, segundo o Gizmodo. Em pouco tempo, graças à sua natureza de realidade aumentada, ele pode se tornar um maior consumidor dos dados de mapa e geolocalização do Google que o próprio aplicativo de mapas da empresa.

Entre os jogadores, o sucesso de Pokémon Go tem sido imenso. As pessoas estão inventando maneiras cada vez mais criativas de capturar Pokemons, e até mesmo largando seus empregos para se dedicar à atividade. O jogo conquistou desde assaltantes até o prefeito do Rio de Janeiro, e já pode ser jogado pelo computador também. Em breve, lojas poderão se tornar patrocinadoras do jogo.

Desafios

Mesmo assim, de acordo com o SurveyMonkey, ainda não dá para dizer que o jogo será um sucesso para a Nintendo. A empresa japonesa tem apenas uma fração minoritária das ações no jogo, de forma que apenas pequena parte dos lucros do jogo irão para ela.

Além disso, conforme o site lembra, outros jogos (como o Draw Something, em 2012), já chegaram a ter um sucesso enorme, mas se mostraram incapazes de manter seus jogadores interessados no longo prazo, ou mesmo de gerar receita em cima de sua grande base de usuários.

-> Saiba tudo sobre o Google Maps: história, principais recursos e mais!