O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) quer que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atue no caso da Oi para proteger possíveis consumidores afetados pela decisão da empresa de entrar com um pedido de recuperação judicial para evitar falência.

O ofício encaminhado pela Oi deu-se por conta da dívida de R$ 65,4 bilhões da operadora de telefonia. A intenção do Idec é fazer com que a agência que regula o setor atue de forma mais efetiva no caso, como prevê a Lei Geral de Telecomunicações (LGT). Se isso acontecer, o instituto acredita que teria uma garantia de que eventuais falhas na recuperação judicial possam ser detectadas a tempo.

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“Estamos diante de um caso de proporções inéditas e que não pode ser tratado como qualquer processo de recuperação judicial, pois envolve responsabilidades de uma agência federal e de um ministério”, explica Elici Bueno, coordenadora-executiva do Idec.

O Idec ainda informar que a empresa deve manter os contratos firmados. O consumidor, por sua vez, não deve deixar de realizar os pagamentos devidos. Se fizer isso poderá ver seu nome incluso em serviços de proteção ao crédito.

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Para os usuários que tiveram problemas relacionados à suspensão dos serviços, o órgão recomenda entrar em contato com a operadora e, caso o problema persista, procurar órgãos responsáveis como o Procon e o Consumidor.gov.br. Em último caso é válido entrar com uma ação judicial pedindo ressarcimento dos valores pagos e eventuais danos sofridos.