Durante a WWDC, sua conferência anual de desenvolvedores, a Apple mostrou uma série de novos recursos para o iMessage, o seu aplicativo de mensagens. Dentre as novidades está um recurso que “emojifica” as suas mensagens, além de animações para as mensagens e ferramentas de edição de imagens semelhantes às do Snapchat.

Com um investimento tão intenso nesse aplicativo, seria de se esperar que a empresa tornasse-o disponível para usuários além do iOS. Não apenas como possibilidade de atrair novos usuários para suas plataformas, mas também como uma oportunidade para poder usar ainda mais dados em seus sistemas de inteligência artificial e aprendizado de máquina.

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No entanto, em entrevista ao The Verge, um executivo da empresa explicou o motivo da empresa não aumentar o alcance do iMessage. O primeiro motivo citado por ele foi o fato de que a Apple já considera a sua base de um bilhão de dispositivos com seus sistemas grande o suficiente para qualquer recurso de aprendizagem de máquina ou inteligência artificial que a empresa esteja buscando.

Estratégia de Mercado

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Em segundo lugar, o executivo também mencionou a exclusividade como algo bom: o fato de que o aplicativo, com seus recursos divertidos, só esteja disponível para iOS pode ajudar a convencer usuários Android a migrar para as plataformas da Apple. Isso, por sua vez, poderia ajudar o iOS a reverter a tendência mais recente do mercado mundial de smartphones.

Portanto, nas palavras do Phone Arena, “não há nenhum benefício direto” para a Apple em trazer o iMessage para o Android. O Google, por outro lado, parece adotar uma estratégia quase oposta, estendendo seus serviços aos usuários da iOS também. A empresa já lançou um aplicativo de teclado exclusivo para iOS (que é melhor que o da própria Apple e deixou os usuários de Android com inveja) e um app que transforma as Live Photos do iPhone em GIFs.