A Black Friday bateu recorde de movimentação financeira e registrou R$ 1,5 bilhão ao longo das 24 horas de promoções em lojas físicas e online, de acordo com a consultoria ClearSale.

O índice alcançado é maior que a estimativa das empresas em outubro, que previa R$ 978 milhões. O montante superou a edição do ano passado em 78%, e o número de transações cresceu 49%.

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“Mesmo com o cenário econômico instável, o consumidor aproveitou a data para economizar e antecipar as compras de Natal, por isso conseguimos alcançar um número tão expressivo”, comenta Juliano Motta, diretor geral da BlackFriday.com.br.

Volume de vendas por região, gênero e faixa etária
O ranking com mais vendas entre as regiões do país foi ocupado em primeiro lugar pelo Sudeste, com R$ 970.548.043, seguido Nordeste (R$ 220.294.064), Sul (R$ 211.573.469), Centro-Oeste (R$ 101.925.201) e Norte (R$ 32.239.854).

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Dentre as cidades, a primeira posição fica com São Paulo, com R$ 194.266.787, seguida pelo Rio de Janeiro (R$ 116.681.834), Belo Horizonte (R$ 34.824.138), Brasília (R$ 32.849.656), e Curitiba (R$ 23.193.279).

Já na divisão entre gêneros, 53% das transações foram feitas por homens, enquanto as mulheres responderam por 46% da fatia. Enquanto isso, na distribuição por idade, a faixa entre 31 e 40 anos foi a que mais consumiu – ficando com 33% do bolo. As pessoas entre 41 ou mais vieram logo em seguida, com 29%.

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Por fim, as categorias com mais transações registradas foram Eletrodomésticos (R$ 370.853.035), Celulares e Smartphones (R$ 327.898.435), Eletrônicos (R$ 240.154.977), Informática (R$ 146.995.245) e Móveis (R$ 74.157.824).