Pesquisadores das Universidades de Cornell e Stanford desenvolveram um sistema que acompanha o comportamento do motorista e é capaz de prever seus próximos movimentos. A tecnologia pode ajudar a prever acidentes causados por erros ou distrações do motorista.

O sistema, chamado de Brain4Cars é treinado para reconhecer a linguagem corporal e o comportamento que precede uma manobra particular. Caso reconheça o perigo, o programa pode alertar o motorista, indicando que há um ponto cego, por exemplo.

publicidade

“Imagine que você está dirigindo em uma estrada. Você olha para a direita por um segundo, porque vai fazer uma curva à direita, e como você está começando a fazer a curva, outro motorista ocupa o espaço que você pensou que estava vazio. O carro poderia, então, emitir um alerta ou até mesmo impedi-lo de mudar de pista” explica Saxena Ashutosh, um dos responsáveis pelo projeto.

De acordo com os pesquisadores, o algoritmo usa o aprendizado de máquina, tecnologia que permite que o sistema aprenda conforme é usado, podendo prever com pouco mais de 90% de precisão quando um motorista está prestes a mudar de faixa nos próximos segundos.

publicidade

Muitos carros de luxo já possuem sensores que emitem alertas de segurança ao motorista. Segundo Ashesh Jain, um dos estudantes envolvidos no projeto, o Brain4Cars poderia deixar os sensores ainda mais inteligentes.”Suponha que o motorista se distrai por um segundo. Se não há nada na frente, o carro deve ser inteligente o suficiente, e não alertar o condutor. O importente é saber como usar as informações de todos esses sensores”, conta.

Dificuldades
Para o especialista em design de produto, Don Norman, o trabalho é promissor, mas há dúvidas se o sistema será tão eficiente na vida real quanto se mostrou em testes. “Estes são dados de simulação, executados em laboratório”, diz Norman. “O mundo real nunca é tão bom quanto o laboratório. Muitos fatores podem alterar os resultados quando aplicado a pessoas reais dirigindo carros reais no tráfego real”. Por enquanto, a tecnologia ainda está em fase de testes.

publicidade

Via Technology Review